APRIMORAMENTO FUNCIONAL

Estratégias para enfrentamento à violência de gênero são debatidas no Ministério Público


Por Clênia Goreth | MP-MT

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens freepik)

Os desafios e perspectivas para elaboração de um protocolo institucional para enfrentamento à violência de gênero foram discutidos nesta sexta-feira (17), durante evento promovido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Os debates contaram com a participação de procuradores e promotores de Justiça de todo o estado. Representantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) também estiveram presentes.

• Entrar no grupo de WhatsApp

Na abertura, o corregedor-nacional do Ministério Público, Oswaldo D´Albuquerque Lima Neto, ressaltou a importância da uniformização das ações do Ministério Público brasileiro em todas as áreas, inclusive no enfrentamento à violência de gênero. “O princípio da independência funcional está bem consolidado no Ministério Público, mas precisamos fortalecer o princípio da unidade institucional.  A uniformização das nossas ações vai garantir o fortalecimento do Ministério Público e a manutenção do status quo que hoje o MP possui”, afirmou o corregedor-nacional.

 

O procurador-geral de Justiça em Mato Grosso, Deosdete Cruz Junior, também reforçou que uma atuação eficiente do Ministério Público passa pela unidade institucional. Em relação à temática do evento, ele alertou que o país vive uma verdadeira pandemia de violência contra a mulher. “O Ministério Público deve somar esforços para encontrar caminhos e alternativas para enfrentamento a esta vergonhosa pandemia. Temos que aliar prevenção e repressão”, destacou.

 

O coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Institucional do MPMT, promotor de Justiça Antônio Sérgio Cordeiro Piedade, ressaltou que encontros desta natureza resultam em “proposições e teses para uma atuação eficiente e uniformizada”.

 

A corregedora-geral Adjunta do MPMT, Esther Louise Asvolinsque Peixoto, integrou a mesa de honra na abertura do evento. Integrantes da Polícia Civil que atuam na área de enfrentamento à violência contra a mulher também participaram da discussão.

 

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Popular Online e receba notícias em tempo real.


TRADIÇÃO SERTANEJA

Cavalgada e Queima do Alho movimentam Glória D’Oeste e Reserva do Cabaçal neste domingo

Programação reúne comitivas, cavaleiros e famílias em celebração à cultura e às tradições do campo


MENOS BUROCRACIA

INSS muda regra e amplia lista de doenças que dispensam 12 contribuições; veja quem pode receber

Nova regra inclui a gestação de alto risco entre as situações que podem dispensar a carência para o auxílio por incapacidade temporária.


AÇÃO COLETIVA

Ação contra Estado por supostos abusos policiais em Lambari D’Oeste vai para Rio Branco

Decisão considera que ações coletivas devem tramitar no local onde ocorreu o suposto dano.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.